ONDE TEM SAÚDE, TEM 3ALBE.
TEL: +55 11 5519-4022 | FAX: +55 11 5511-5120 |
Você está em

Blog

Gestão de Insumos: como otimizar esse processo?

Tempo de Leitura: 3 Minutos

 

A gestão de insumos hospitalares trata-se de todo o processo que envolve a aquisição, armazenamento, estocagem e também o controle dos insumos utilizados em um hospital.

Apesar de parecer simples de acordo com a explicação apresentada, a gestão de insumos hospitalares pode se mostrar uma tarefa bastante complicada, afinal, esse setor apresenta um grande impacto nos resultados da instituição, tanto financeiramente, quanto na questão da qualidade dos serviços prestados, pois, para que eles possam ser realizados com excelência, é necessário que determinados insumos estejam disponíveis para a realização dos procedimentos médicos, e isso não pode ser garantido sem um controle rigoroso da entrada e saída de insumos e produtos hospitalares da instituição.

Onde começa a Gestão de Insumos?

A cadeia de suprimentos dos hospitais é muito ampla, e muitas das vezes, para garantir uma boa gestão dos insumos, é necessário começar por aqueles que fazem a utilização dos materiais: os profissionais da saúde.

Não é incomum que a apresentação do produto disponível pelo fornecedor seja diferente da quantidade utilizada nas rotinas do hospital, exigindo que seja feito o fracionamento das substâncias. Além disso, outra condição comum no dia a dia dos profissionais são as substâncias superconcentradas, que necessitam de diluição adequada para sua utilização. Esses processos podem parecer simples, mas eles exigem tempo para serem realizados com precisão e dificultam e muito a padronização da utilização de soluções hospitalares nas instituições.

Devido a essas particularidades, os profissionais que lidam com os insumos hospitalares precisam ser devidamente treinados e orientados para que os produtos sejam manuseados corretamente, evitando os riscos causados pelo uso inadequado de substâncias superconcentradas.

Além do mais, outro fator a ser considerado é que, se o profissional for treinado corretamente e souber qual é a quantidade adequada de produto que deve ser utilizada em determinados processos, o desperdício por uso excessivo e desnecessário diminuirá.

Essa gestão eficaz dos insumos hospitalares em todos os setores da instituição pode significar uma economia considerável nos custos de atendimento de um hospital.  Isso acontece porque, com a gestão e a utilização consciente dos insumos por parte dos profissionais, a reposição de estoque será menor e, consequentemente, os gastos também. Por isso, alternativas que garantam a eficiência na gestão dos insumos precisam ser priorizadas pelos administradores a fim de melhorar o gerenciamento das finanças da instituição.

Porque a Gestão de Insumos é importante

Com a padronização do consumo de insumos é possível utilizar de forma adequada os recursos disponíveis, obter maior controle dos processos e aumentar a produtividade, afinal, as atividades poderão ser realizadas com mais rapidez. Além disso, a administração do hospital consegue criar um planejamento preciso do estoque que será necessário para o atendimento médico e a manutenção da instituição. Dessa forma, todos os setores envolvidos na gestão de insumos poderão realizar seus processos com maior assertividade e produtividade e, sendo assim, a dinâmica da rotina de trabalho se torna mais efetiva, gerando impactos positivos para os resultados da instituição.

A fim de simplificar esse processo de gestão das instituições, a 3Albe oferece soluções que facilitam a padronização do consumo dos insumos, como o Surfanios Premium, um detergente desinfetante superconcentrado que, a cada 2,5ml de solução, tem um rendimento de 1 litro e acompanha uma diluidora automática que garante que a quantidade de produto diluído será ideal e sempre a mesma; e o Surfa’safe Premium, um detergente com gatilho que garante a precisão de 0,6 ml de solução por borrifada. Com o uso dessas soluções, é possível calcular com maior precisão a quantidade de produto que será gasto ao longo do tempo, beneficiando a gestão de compras.

Além disso, também garantimos o treinamento da equipe que fará a utilização desses produtos, tudo isso para oferecer um consumo linear das nossas soluções e, consequentemente, muito mais praticidade na gestão de insumos.

Para saber mais sobre os melhores produtos médico-hospitalares, entre em contato com um de nossos representantes! Temos um time de especialistas pronto para te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua instituição!


Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais FacebookLinkedIn, Instagram e YouTube!

Share with

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.