ONDE TEM SAÚDE, TEM 3ALBE.
TEL: +55 11 5519-4022 | FAX: +55 11 5511-5120 |
Você está em

Blog

Parabenos: Você sabe o que eles são?

Tempo de Leitura: 3 Minutos

 

De acordo com a definição da Anvisa, os parabenos são substâncias químicas utilizadas como conservantes na formulação de cosméticos, materiais de limpeza, produtos farmacêuticos e até mesmo em alimentos. O objetivo dos parabenos é estender o prazo de validade dos produtos e evitar a contaminação e proliferação de microrganismos como bactérias e fungos.

E exatamente o que os Parabenos fazem?

Assim que um produto é aberto, as chances de que ele entre em contato com fungos e bactérias é muito alta, afinal, esses microrganismos estão em todos os lugares e podem chegar até o produto facilmente através do contato com a pele humana, fazendo com que ele expire rapidamente. Então, a presença desses microrganismos contamina o produto, que deixa de alcançar o seu efeito e potencial pleno. O papel dos parabenos como conservantes, então, é matar os fungos e bactérias a fim de evitar que os produtos estraguem com facilidade.

Mas qual o risco de utilizar os Parabenos?

Em 2004, a Universidade de Reading, no Reino Unido, fez uma publicação no Journal of Applied Toxicology[1] afirmando que os parabenos apresentam propriedades estrogênicas que podem contribuir para, além de desequilíbrios hormonais, o aparecimento do câncer de mama. Durante 3 anos os cientistas ingleses estudaram 20 casos diferentes de câncer de mama, e por fim, a conclusão dos pesquisadores foi que existiam resquícios de parabenos nos tecidos cancerígenos das pacientes.

Além disso, o uso de parabenos em locais com lesões ou irritações podem agravar o problema e causar ainda mais complicações, especialmente em pacientes oncológicos que são mais sensíveis aos efeitos de produtos químicos.

Então, é preciso encontrar soluções seguras para lidar com tais pacientes e impedir que eles tenham contato com os parabenos, seja direta ou indiretamente. Sendo assim, o cuidado deve começar com os profissionais que tratam desses pacientes, garantindo não apenas que eles usem produtos seguros no tratamento, mas também que a sua própria higienização seja feita com uma substância não apresente riscos para os enfermos.

E, por isso, produtos que garantam de forma segura e eficaz a antissepsia das mãos dos profissionais são necessários para evitar expor os pacientes oncológicos a maiores riscos. O sabonete líquido Aniosafe Savon Doux HF, por exemplo, se destaca dos demais no mercado pois não possui parabenos, apresentando uma maior segurança para pacientes e também para os profissionais que fazem a antissepsia das mãos inúmeras vezes durante o dia e necessitam de um produto que não apresente riscos para a sua saúde. Portanto, sua fórmula, além de não conter os conservantes químicos considerados perigosos, promove uma hidratação diferenciada, proporcionando muito mais conforto para os profissionais.

Apesar da Anvisa afirmar que todas as fórmulas que utilizam parabenos e são comercializadas no Brasil estão sobre controle e apresentam uma quantidade da substância que está dentro do limite de uso, é importante lembrar que qualquer fórmula com a qual entramos em contato ao longo dos anos pode se acumular no nosso organismo.

Tecnologias atuais apresentam substitutos para os Parabenos

Atualmente, os esforços de diversos setores estão voltados para encontrar soluções seguras que possam substituir os parabenos como conservantes em suas fórmulas, e são muitos os fabricantes que possuem planos, a longo prazo, de retirar o parabeno de seus produtos e lançar soluções que sejam, não apenas seguras, mas também eficazes, como o sabonete Aniosafe Savon Doux HF.

Além disso, são inúmeras as empresas que, a fim de evitar a exposição de seus profissionais, pacientes e consumidores, têm preferido a utilização de produtos que não contêm parabenos em comparação com aqueles que possuem essa substância, principalmente se tratando de produtos que precisam ser utilizados repetidamente e com frequência pelos profissionais como, o exemplo citado, os sabonetes. 

Assim, seguindo essa tendência que demanda produtos cada vez mais seguros que não tenham sua eficácia comprometida, no catálogo da 3Albe você pode encontrar a solução para antissepsia cirúrgica Aniosafe Savon Doux HF, além de diversos outros produtos que combinam segurança e efetividade.

Visite o nosso site para conhecer nosso catálogo digital ou entre em contato com algum de nossos representantes!


[1] J. Appl. Toxicol. 24, 5–13 (2004) Publicado online em Wiley InterScience (www.interscience.wiley.com). Disponível em: https://www.dr-baumann.ca/science/Concentrations%20of%20Parabens%20in%20Human%20Breast.pdf


Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais FacebookLinkedIn, Instagram e YouTube!

Share with

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.