ONDE TEM SAÚDE, TEM 3ALBE.
TEL: +55 11 5519-4022 | FAX: +55 11 5511-5120 |
Você está em

Blog

Mais Proteção para os profissionais de Saúde: A importância de utilizar seringas com dispositivos de segurança.

Tempo de Leitura: 3 Minutos

O uso de perfurocortantes é muito comum mesmo nos procedimentos mais básicos das instituições de saúde, como aplicação de vacinas, exames, administração de fluidos e outros. E justamente por ser um dos materiais mais utilizados em clínicas e hospitais, os perfurocortantes podem representar uma séria ameaça para a saúde dos profissionais por conta dos perigos de contaminações.

Mesmo quando treinados, os profissionais não estão isentos dos riscos de arranhões ou perfurações acidentais com agulhas contaminadas, pois basta um segundo de descuido ou um movimento em falso do paciente para acontecer um acidente que pode culminar no profissional contraindo doenças transmitidas pelo sangue. Por isso, o uso de seringas com dispositivo de segurança retrátil torna-se essencial para garantir a segurança do profissional de saúde.

Seringas com dispositivo de segurança retrátil 

Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SPBC), os ferimentos com agulhas e materiais perfurocortantes são considerados, em geral, extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir vários patógenos como o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C. Outras doenças infecciosas que podem ter como fonte de infecção o acidente com material perfurocortante são: Blastomicose, Brucelos, Criptococose, Difteria, Gonorréia cutânea, Herpes, Malária, Micobacteriose, Mycoplasma caviae, Febre maculosa, Esporotricose, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Sífilis, Toxoplasmose, Tuberculose, H1N1 e COVID-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que dos 35 milhões de profissionais da saúde em todo o mundo, quase 3 milhões passam por exposições percutâneas a patógenos sanguíneos a cada ano. Dois milhões dessas exposições são ao vírus da Hepatite B (HBV), 0,9 milhão ao vírus da Hepatite C (HCV) e 170.000 ao vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Portaria MTE n° 485, publicada em 16 de novembro de 2005, que aprovou a Norma Regulamentadora n° 32 (NR-32) que regulamenta a segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, estabeleceu, através do item 32.2.4.16 da NR-32, que deve ser assegurado o uso de materiais perfurocortantes com dispositivo de segurança.

Assim sendo, indiscutivelmente, utilizar materiais perfurocortantes com dispositivo de segurança é uma exigência legal e moral.

E, no cenário atual, isso se torna ainda mais pertinente, visto que as campanhas de vacinação contra a COVID-19 já se iniciaram e, a cada dia, aumenta a pressa para imunizar o máximo de pessoas no menor tempo possível, o que coloca os enfermeiros, muitas vezes, em situações de trabalho pouco seguras, principalmente quando os materiais – em geral as seringas – distribuídos para esses profissionais não oferecem para eles a proteção necessária.

Por isso, é vital para a saúde e segurança dos profissionais de enfermagem selecionar seringas com dispositivos de segurança que ajudem a garantir a proteção de todas as pessoas que estão atuando ou circulando nos postos de vacinação contra contaminações causadas por acidentes com perfurocortantes. 

A empresa Sol Millennium, por exemplo, em sua preocupação em desenvolver soluções de qualidade que oferecessem um bom custo-benefício para a instituição e, ao mesmo tempo, facilitassem o dia a dia dos profissionais e lhes garantisse mais segurança, projetou a seringa SOL-CARE, uma solução especialmente desenvolvida para prevenir acidentes com agulhas.

Com design NO GAP e dispositivo de segurança retrátil, a seringa SOL-CARE oferece para o profissional muito mais proteção, eficiência e agilidade em todo o processo, prevenindo ativação acidental e garantindo que a agulha contaminada saia de dentro do tecido do paciente diretamente para o interior do cilindro da seringa, assegurando que a mão do profissional esteja sempre longe da agulha contaminada.

Para saber mais sobre esse dispositivo de segurança e conhecer diversos outros produtos que garantem maior conforto e proteção aos profissionais de saúde basta acessar o site da 3Albe e conhecer a linha completa de seringas da Sol Millennium! 


Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais FacebookLinkedIn, Instagram e YouTube!

Share with

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.