Reprocessamento de Endoscópios: garanta a biossegurança dos exames gastrointestinais
Zelar pela proteção dos profissionais e dos pacientes durante a assistência à saúde é um dever, por isso, garantir a biossegurança dos procedimentos em endoscopia através de processos de limpeza, esterilização e armazenamento deve ser uma prioridade em clínicas e hospitais. Continue lendo e saiba mais:
O que é a Endoscopia?
A endoscopia é um exame médico indicado para diagnosticar problemas gastrointestinais, realizado com a ajuda de um endoscópio, que consiste em um tubo flexível com uma pequena câmera de vídeo e luz na extremidade, projetado para captar imagens do sistema digestivo e transmiti-las para um monitor, além de possibilitar coletas de secreções e biópsias.
Por ser um exame invasivo, todos os endoscópios e equipamentos utilizados devem passar por um rigoroso processo de limpeza após cada procedimento, afinal, os pacientes representam uma potencial fonte de infecção. ¹
Portanto, adotar os procedimentos de reprocessamento definidos por órgãos competentes, assim como as diretrizes para controle de infecções, é uma obrigatoriedade das instituições hospitalares e clínicas que deve ser seguida à risca para que seja possível garantir a segurança da equipe de profissionais e pacientes.
Como acontece o Reprocessamento Endoscópios?
O reprocessamento de endoscópios é essencial para que seja possível assegurar ao paciente um exame seguro e o não cumprimento das regras para limpeza e desinfecção compromete a segurança de todos envolvidos no processo, deixando-os vulneráveis à transmissão de agentes patógenos. Além disso, a falta de reprocessamento adequado também reduz a vida útil dos endoscópios e aumenta as chances de desgastes desnecessários e mau funcionamento. ¹
Para evitar que isso aconteça, é necessário seguir os passos:¹
Limpeza > Enxágue > Desinfecção > Enxágue > Secagem > Armazenamento
Além disso, a utilização de soluções de qualidade em todo o processo é imprescindível.
Outro ponto importante para se considerar sobre o reprocessamento de endoscópios é a reprocessadora automática, um equipamento criado para realizar a limpeza e desinfecção de endoscópios automaticamente, realizando a imersão completa dos tubos flexíveis de forma a garantir sua limpeza completa, incluindo seus canais internos. Entre os diversos modelos disponíveis no mercado, é possível encontrar reprocessadoras que realizam as etapas principais, incluindo a limpeza, enxágue, desinfecção de alto nível e secagem.
Entre as vantagens de usar as reprocessadoras automáticas, pode-se citar:
• Realiza a diluição automática do saneante;
• Evita o contato do profissional com soluções químicas;
• Diminui a ocorrência de erros que ocorrem no reprocessamento manual;
• Assegura que toda a superfície e canais do endoscópio sejam expostas ao detergente ou desinfetante;
• Ajuda a diminuir desgastes nos endoscópios.
Com uma boa reprocessadora é possível alcançar diversos benefícios e facilitar toda a limpeza de endoscópios, por isso, investir em um equipamento de excelência é essencial.
Assim, com todas essas informações fica claro que investir nos melhores equipamentos e soluções para realizar a limpeza de endoscópios após os exames é investir na segurança de seus pacientes e profissionais da saúde! Com a realização do reprocessamento adequadamente, a transmissão de infecções parasitárias durante a realização do exame de endoscopia é extremamente rara, pois através da limpeza e desinfecção é possível eliminar a maioria dos parasitas que poderiam causar uma infecção. ¹
Você sabia da importância do reprocessamento de endoscópios?
Na 3Albe você encontra todas as soluções e equipamentos para realizar o reprocessamento de endoscópios. Entre em contato conosco para conversar com um de nossos representantes e saber mais detalhes sobre o reprocessamento de endoscópios e todos os produtos disponíveis para realizar esse procedimento com segurança e qualidade. Estamos prontos para te atender e entender suas demandas!
REFERÊNCIA
Desinfecção de Endoscópios – Um enfoque sensível aos recursos – World Gastroenterology Organisation / World Endoscopy Organization¹
Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!