ONDE TEM SAÚDE, TEM 3ALBE.
TEL: +55 11 5519-4022 | FAX: +55 11 5511-5120 |
Você está em

Blog

Guia de introdução ao Cateterismo Venoso: o que é, indicações e medidas de segurança

Cateterismo Venoso
Tempo de Leitura: 3 Minutos

Você sabe o por que o cateterismo venoso é uma técnica essencial para os cuidados de saúde? Continue lendo o texto para saber mais sobre essa técnica, suas variações e sua importância para o tratamento de pacientes com diferentes complicações:

O que é o Cateterismo Venoso?

O cateterismo venoso é uma técnica que consiste na administração de medicações e outras substâncias diretamente nas veias que permite ministrar soluções em determinadas quantidades ou situações em que não seria possível administrá-las pela via oral, ela pode ser realizada de duas maneiras diferentes:

  • Acesso venoso periférico: que consiste na inserção de um cateter nos membros, geralmente a mão ou braço.  
  • Acesso venoso central: que consiste na inserção de um cateter em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha, geralmente usada para pacientes que precisam de quantidades maiores de medicamentos e/ou fluidos.

Sendo um procedimento médico convencionalmente realizado para facilitar o tratamento de pacientes que precisam de assistência à saúde, o cateterismo venoso é geralmente aplicado em casos em que o indivíduo precisa receber fluidos ou medicamentos diretamente na circulação sanguínea, infusão de sangue, nutrição parenteral e em diversas outras situações.

Por ser um meio de acesso seguro para a corrente sanguínea, o acesso venoso é uma técnica com diversas indicações, incluindo situações de emergência e unidades de terapia intensiva (UTI) e, tanto a punção central quanto a periférica, só pode ser realizada por profissionais treinados que tenham conhecimento sobre a técnica, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, sempre utilizando material e equipamentos estéreis.

Assim, para realizar a punção é imprescindível utilizar produtos seguros e de alta qualidade para garantir a proteção do paciente e do profissional responsável. Além disso, seguir todas as recomendações de segurança para prevenir sangramentos ou infecções é uma obrigação, por isso, é muito importante:

  • SEMPRE lavar as mãos antes de tocar no paciente e/ou no cateter para evitar infecções;
  • Ao finalizar a punção, verifique se o cateter está bem fixado na pele;
  • No momento da higiene do paciente sempre proteger o local do acesso, evitando o contato com água;
  • No caso da presença de sangramentos, sujidades, vermelhidão ou edema, contate a equipe completa para uma nova avaliação;
  • Caso o paciente comece a sentir dor durante a infusão interrompa imediatamente a administração e contate a equipe completa para uma nova avaliação.

Quais são as indicações e contraindicações do Acesso Venoso Periférico e do Acesso Venoso Central?

O acesso venoso periférico é o tipo de punção mais utilizada para oferecer ao paciente hidratação e suporte nutricional em situações nas quais ele não pode absorver tais substâncias por via oral, como no caso de náusea intensa, dor abdominal ou condição cirúrgica. Outras situações em que o acesso venoso periférico é indicado são:

  • Tratamentos com hemoderivados;
  • Medicamentos que devem ser administrados de forma intermitente;
  • Terapia com antibióticos de longo prazo.

As contraindicações do acesso venoso periférico são poucas, sendo geralmente relacionadas com problemas com a canulação arterial em determinados membros.

Já o acesso venoso central é indicado para:

  • Administrar soluções ou medicações;
  • Quimioterapia;
  • Nutrição parenteral de longo prazo;
  • Hemodiálise;
  • Reposição de fluidos e sangue;
  • Estimulação cardíaca artificial temporária.

Em geral, o acesso venoso central é a escolha para casos em que o acesso periférico é difícil de ser realizado, e suas contraindicações são poucas, incluindo tumores cervicais ou com extensão intravascular para o átrio direito, anticoagulação terapêutica e discrasias sanguíneas graves.

Apesar das contraindicações e riscos serem mínimos, para que a punção central ou periférica seja realizada de forma segura e bem-sucedida, é essencial que o profissional tenha o conhecimento necessário para aplicar a técnica e que sejam utilizadas soluções de excelência, como os cateteres Arrow!

Os cateteres da Arrow, que você encontra no catálogo da 3Albe, oferecem a segurança necessária para realizar a punção sem complicações. Fabricados com material de altíssima qualidade, os cateteres Arrow são de fácil passagem, resultando em um menor desperdício de material, maior assertividade do procedimento e otimização do tempo dos profissionais. Além disso, as soluções também possuem fio guia, ajudando a prevenir falsos trajetos e contribuindo com a diminuição do risco de infecções para o paciente.

Para saber mais sobre as soluções da Arrow, solicitar um técnico ou adquirir os produtos, entre em contato com a 3Albe! Temos um time comercial pronto para te entender e indicar as melhores soluções para as suas necessidades.

Continue nos acompanhando para ficar por dentro das informações mais relevantes sobre saúde e bem-estar e conhecer os melhores produtos médico-hospitalares!


Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais FacebookLinkedIn, Instagram e YouTube!

Share with
Avenida Jacobus Baldi, 745 | Complemento 707-711 Jd. Fim de Semana – São Paulo -SP
CEP: 05847-000

Horário de Atendimento:
de segunda a quinta-feira, das 08h às 18h,
e sexta-feira, das 08 às 17h.
INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOVIDADES
SELO-BOAS-PRATICAS_3ALBE_TI_VERDE
© 2020 COMERCIAL 3ALBE LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.