Higienização Hospitalar: Conheça os processos de limpeza e desinfecção para superfícies realizados em hospitais
Quanto a Higienização Hospitalar, todos sabem que manter ambientes hospitalares limpos e desinfetados é fundamental para garantir que a saúde física de profissionais, pacientes e visitantes não seja prejudicada. Já que, em hospitais e clínicas, locais extremamente propensos para o surgimento e proliferação de microrganismos, bactérias e vírus nocivos, profissionais e pacientes estão constantemente expostos aos riscos biológicos.
Sendo essa questão tão importante para a saúde de todos, é necessário que seja feita a limpeza correta e adequada dos ambientes hospitalares e, para que isso aconteça, existem diferentes tipos de processos que podem ser realizados. Confira a seguir uma breve explicação de cada uma dessas etapas:
1. Limpeza Concorrente
Essa limpeza é realizada diariamente no quarto do paciente. Portanto, nessa etapa acontece o recolhimento de lixos e resíduos e são limpas as superfícies como pisos, mesas, mobiliários, banheiros, maçanetas, etc.
Para a limpeza diária de pisos, paredes e grandes superfícies, é recomendado o uso de um produto com alto poder de detergência e com ação antimicrobiana, que pode ser usado em pisos, paredes e equipamentos para eliminar bactérias, fungos e vírus, e assim manter o ambiente seguro para pacientes e profissionais.
2. Limpeza Concorrente Especial
A limpeza concorrente especial trata-se da limpeza e desinfecção diária dos equipamentos que ficam próximos ao leito dos pacientes. Portanto, nessa etapa são higienizados os colchões e equipamentos como: monitores, oxímetros, suportes de soro, focos, ventiladores mecânicos, painel de gases, entre outros.
Para a limpeza especial são recomendados os detergentes com ação desinfetante, com alto poder de limpeza e desinfecção e compatibilidade com diversos materiais e equipamentos, preservando a vida útil desses artigos.
3. Limpeza Terminal
A limpeza terminal é realizada após a saída do paciente de um leito por motivo de alta, transferência, óbito ou ainda em casos de internação por um período maior do que 15 dias. Nesta etapa são higienizados pisos, paredes, tetos, cama, colchões e mobiliários.
Nessa etapa é necessário usar soluções que tenham como princípio ativo desinfetante o ácido peracético, que é uma ótima alternativa ao cloro, com excelente poder de detergência e eficácia para bactérias, fungos, vírus e esporos, podendo ser utilizado nas limpezas terminais dos quartos e leitos.
4. Limpeza Mecanizada de Piso
Essa etapa da limpeza tem como objetivo eliminar toda e qualquer sujeira do piso através do uso de uma máquina como uma lavadora automática ou enceradeira que deve ser usada em conjunto com um produto detergente.
A limpeza então é um fator essencial para garantir que o ambiente esteja livre de microrganismos prejudiciais para a saúde humana, evitando a disseminação de doenças e ajudando a preservar a saúde dos pacientes e trabalhadores.
Assim, é necessário que a limpeza hospitalar seja feita por uma equipe especializada, capacitada e que faça uso de produtos adequados para eliminar sujidades e microrganismos que possam representar perigos para a saúde humana.
Na 3Albe você encontra todos os produtos para a limpeza completa de instituições hospitalares e ainda recebe suporte e treinamento para que a utilização dessas soluções seja feita de forma segura e sem desperdícios. São diversas fórmulas e produtos com diferentes finalidades, mas todos possuem a mais altíssima qualidade e você pode sempre contar com o atendimento de excelência da 3Albe para auxiliar e instruir quanto a utilização correta dessas soluções! Confira o catálogo da 3Albe!
Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!