ONDE TEM SAÚDE, TEM 3ALBE.
TEL: +55 11 5519-4022 | FAX: +55 11 5511-5120 |
Você está em

Blog

Análises precisas com o Programa de Bioquímica Prevecal BioSystems: Entenda seus benefícios, características e objetivos.

Tempo de Leitura: 6 Minutos

 

A finalidade de um programa de controle externo da qualidade em laboratórios clínicos é apoiar a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios participantes em benefício do paciente. Um resultado errado em uma análise laboratorial pode prejudicar a conclusão do diagnóstico de uma enfermidade e até mesmo a indicação adequada do tratamento a ser adotado.

A forma mais comum de controle externo de qualidade são os Programas Externos de Avaliação da Qualidade (também conhecidos como EQAS, ou, em inglês, External Quality Assessment Scheme), que nada mais são do que uma comparação de resultados obtidos por diferentes laboratórios para um mesmo lote de amostra fornecido por um serviço externo ou programa externo.

Um bom programa de controle externo da qualidade, como o Programa de Bioquímica Prevecal, é uma ferramenta importante para complementar seus programas de controle interno, avaliando a exatidão de seus procedimentos de análise. Trata-se de um programa de âmbito internacional, com mais de 2000 participantes de diversos países, e seus programas de Bioquímica (matriz humana e matriz bovina) possuem acreditação pela norma ISO/IEC 17043:2010.

E como o Programa de Bioquímica Prevecal pode ajudar a complementar o controle interno?

O Programa de Bioquímica Prevecal é destinado a laboratórios de análises clínicas que realizam determinações de química clínica, oferecendo a esses estabelecimentos uma avaliação objetiva da qualidade dos procedimentos para os seguintes analitos: Ácido Úrico, Albumina, ALT, AST, α-Amilase, α-Amilase Pancreática, β-Hidroxibutirato, Bilirrubina Direta e Total, Cálcio, Cloreto, Colesterol, HDL-Colesterol, Colinesterase, CK, Creatinina, Fosfatase Alcalina, Fosfato, Glicose, γ-GT, Ferro, Lactato, LDH, Lipase, Magnésio, Potássio, Proteínas, Sódio, Triglicerídeos, Ureia e Zinco.

Uma vez inseridos nos processos de Garantia da Qualidade (QA-Quality Assurance), essencial nos laboratórios clínicos para o fornecimento de análises precisas e exatas, o Programa de Bioquímica Prevecal melhora a confiabilidade dos procedimentos e indica eventuais erros cometidos, ajudando a minimizar a variabilidade de origem biológica ou analítica inerente a todas as análises ou testes quantitativos mencionados acima.

Os resultados obtidos pelo laboratório com o controle de qualidade Prevecal são analisados de acordo com padrões estatísticos rigorosos e têm seus resultados registrados rápida e corretamente, a fim de emitir um relatório que permita uma interpretação clínica correta, com todos os procedimentos referenciados documentados.

Quais são os métodos de análise usados no Programa de Bioquímica Prevecal?

Com o Programa de Bioquímica Prevecal é possível conduzir três diferentes métodos de análise para determinar a qualidade dos exames realizados em uma clínica. São eles:

  • Controle Interno de Qualidade (IQC-Internal Quality Control)

É um método prospectivo, que se propõe a validar as séries analíticas, detectando eventuais anomalias no procedimento de análise. Ele também é eficaz na detecção de erros que excedam o nível máximo tolerável, controlando a precisão dos testes.

A maioria dos processos IQC emprega análise de um material de controle e, através de testes estatísticos, o resultado é comparado com os limites pré-determinados de aceitabilidade, permitindo que qualquer resultado insatisfatório possa ser suprimido.

  • Avaliação Externa da Qualidade (também conhecidos como EQA, ou, em inglês, External Quality Assessment)

É um método retrospectivo que tem como objetivo fornecer uma estimativa de erro sistemático dos procedimentos de medida empregados.

  • Comparação Interlaboratorial

É um método externo baseado em dados diários de controle interno. Todos os resultados diários são coletados no data center da organização e periodicamente é informado o desempenho de cada um dos ensaios processados ​​com a mesma metodologia.

Quais são as características do Programa de Bioquímica Prevecal?

  • Duração de 12 meses, de janeiro a dezembro.
  • Frequência mensal.
  • 3 diferentes níveis de controle.
  • Identificação laboratorial feita por código, ou seja, anônima.
  • Cada laboratório pode enviar os dados e receber as informações em suas unidades.
  • Resultados enviados pontualmente até o dia 15 de cada mês.
  • 12 relatórios periódicos, um a cada mês, e 1 relatório final no término do programa.
  • Analitos: Ácido Úrico, Albumina, ALT, AST, α-Amilase, α-Amilase Pancreática, β-Hidroxibutirato, Bilirrubina Direta e Total, Cálcio, Cloreto, Colesterol, HDL-Colesterol, Colinesterase, CK, Creatinina, Fosfatase Alcalina, Fosfato, Glicose, γ-GT, Ferro, Lactato, LDH, Lipase, Magnésio, Potássio, Proteínas, Sódio, Triglicerídeos, Ureia e Zinco.

Quais são os objetivos do Programa de Bioquímica Prevecal?

  • Detectar erros nos procedimentos de análise em condições de estabilidade do mesmo.
  • Avaliar com base no erro total e oferecer assessoraria técnica sobre o desempenho obtido.
  • Identificar erros sistemáticos e reforçar o controle de erros aleatórios.
  • Complementar os esquemas internos de controle de qualidade que detectam apenas desvios do comportamento estável.

Quais são os benefícios do Programa de Bioquímica Prevecal?

1 – Tratamento estatístico rigoroso

Em 2019 os programas PREVECAL BIOQUÍMICA BOVINO e PREVECAL BIOQUÍMICA HUMANO receberam acreditação de acordo com a ISO/IEC 17043:2010 “Requisitos gerais para ensaios de proficiência”, reconhecida pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE).

No programa Prevecal, as avaliações são emitidas após um tratamento estatístico rigoroso, utilizando o Algoritmo A, conforme a norma ISO 13528, garantindo maior confiabilidade dos dados relatados.

  • Cálculo mensal: mínimo de 20 resultados não alterados por analito e método.
  • Cálculo anual: mínimo de 80 resultados não alterados por nível de concentração para relatar os métodos de cada analito.
  •  Avaliação laboratorial se tiver relatado resultados não alterados em pelo menos 9 dos 12 meses.
  • Relatório de acordo com a gestão de qualidade 6-sigma.
  • Independe dos modelos e das marcas de reagentes e equipamentos utilizados pelos laboratórios.

2 – Informações completas relatadas na avaliação final

O relatório final é elaborado ao final dos 12 ciclos do programa, informando os métodos utilizados e a qualidade dos resultados do laboratório.

Para cada método, para os métodos de maneira global e para cada um dos 3 níveis de controles, são informados:

  • Número de resultados incluídos no cálculo.
  • Média dos resultados.
  • Desvio padrão.
  • Coeficiente de variação (CV) que avalia a precisão.
  • Exatidão padrão do valor do analito.

3 – Flexibilidade

Sendo um programa com um sério tratamento estatístico e confidencial de resultados, o Prevecal oferece, entre outros, apoio educacional para satisfazer as necessidades dos laboratórios participantes.

  • Programa disponível em 5 idiomas: espanhol, francês, inglês, português e italiano.
  • Apoio aos participantes através de:

– Educação continuada: cursos, seminários, oficinas e monografias sobre o controle de qualidade, a fim de aprofundar a conquista de Qualidade Total no laboratório clínico.

– Acompanhamento personalizado (e confidencial) de dúvidas e reclamações.

4 – Autonomia

Tanto a gestão informatizada do tratamento estatístico dos resultados como o fornecimento dos materiais de controle estão sob o controle da BioSystems, e isso confere um caráter autônomo ao programa, que é independente de terceiros.

Em resumo, o Programa Prevecal tem um grande valor agregado, ajudando a aumentar a confiabilidade dos resultados de exames e garantindo a qualidade dos mesmos, o que proporciona muito mais segurança para os pacientes de clínicas e credibilidade para a instituição.

E se você deseja adquirir todos os benefícios oferecidos pelo Programa de Bioquímica Prevecal para a sua clínica, você pode entrar em contato com a Comercial 3Albe, distribuidora oficial do Programa Prevecal para o estado de São Paulo, que possui um time de profissionais que são especialistas na área médico-hospitalar e laboratorial e estão prontos para tirar qualquer dúvida sobre o programa e lhe apresentar todos os benefícios que ele proporcionará à sua instituição!


Acesse o Enfoque Saúde
Nos siga nas redes sociais FacebookLinkedIn, Instagram e YouTube!

Share with

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.